Notíciais da Câmara Municipal de São Luís

Proposições de Josué Pinheiro relacionadas ao trânsito aguardam resposta do Executivo

Dois requerimentos de autoria do vereador Josué Pinheiro (PSDB), relacionados aos problemas de trânsito na capital maranhense estão aguardando manifestação do Poder Executivo Municipal. A primeira trata de serviços de instalação da sinalização horizontal da avenida São Marçal, no bairro do João Paulo, e a outra de instalação e revitalização de placvas de identificação de velocidade e da sinalização horizontal na avenida Litorânea.

Nos requerimentos nº 1200/2017 e 1217/2017, aprovados pela Câmara Municipal de São Luís, o vereador social democrata solicitou o encaminhamento de ofício do parlamento ludovicense ao prefeito Edivaldo Holanda Junior que determine à SMTT (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) realize os serviços pleiteados.

No tocante à avenida São Marçal, ele observa que “o asfaltamento da citada via foi recentemente revitalizado, entretanto inexiste uma sinalização horizontal como faixa de pedestre, para proporcionar maior segurança ao pedestre, considerando o grande fluxo de veículos no local que dificulta a travessia”. Completa o parlamentar tucano que “a referida sinalização proporcionará segurança e bem estar aos pedestres, estudantes e comunitários que circulam para acesso às escolas, mercado e estabelecimentos comerciais existentes ao lado da referida avenida”.

SOBRE A LITORÂNEA

Já sobre a avenida que se estende pela orla marítima, Josué Pinheiro afirma que “a medida se faz necessária, considerando que as placas de identificação de velocidade encontram-se corroídas devido a forte ação so salitre e a pintura das faixas de pedestres já existentes no local sofreram o desgaste natural do tempo dificultando a visualização”.

Para ele, “as placas de sinalização a velocidade permitida são extremamente importantes para orientar os motoristas a não excederem a velocidade, como também contribuem para disciplinar o tráfego no perímetro da avenida Litorânea”. Continuando, o representante do PSDB assinala que “as faixas de pedestres representam um instrumento de segurança para os transeuntes durante o deslocamento e travessias nos dois sentidos da via, principalmente durante os períodos de grande movimentação de veículos”.

Josué Pinheiro finaliza dizendo que “a medida proporcionará bem estar e4 segurança à comunidade desportista e todos os demais pedestres que frequentam a área litorânea e utilizam as faixas de pedestres como meio para a travessia segura do trânsito”.

Alunos da Escola de Música Coronel Carlos Augusto Lopes fizeram caminhada nas ruas da Liberdade pedindo paz e união no Natal.

A comunidade do bairro da Liberdade foi surpreendida e aplaudiu a caminhada de alunos, professores e pais de alunos, que foram às ruas pedir paz e uma celebração alegre, solidária e fraterna neste natal. A banda com os jovens da Escola de Música Coronel Carlos Augusto Castro Lopes, proporcionou uma enorme movimentação no bairro e muitas, pessoas que foram ver a banda passar, com uma motivação bem maior.

As crianças e os adolescentes fazendo apelos através de cartazes pela paz e o pedido de um basta na violência contra a mulher sensibilizou a todos. O vereador Cézar Bombeiro (PSD) e o seu irmão Cleinaldo Bil Lopes, criadores da Escola de Música Coronel Carlos Augusto Castro Lopes, que era irmão deles, e de quem partiu a iniciativa da criação da escola de música do bairro da Liberdade, convidados pelos professores participaram da caminhada e se sentiram bastante sensibilizados.

Cézar Bombeiro e Cleinaldo Bil Lopes destacaram que além do civismo e da manifestação de cidadania e solidariedade bem expressadas no evento, se sentiram emocionados pela essência que brota para a construção de consciências criticas dos jovens e nos seus genitores que abraçaram a Escola de Música Coronel Carlos Augusto Castro Lopes.

Sá Marques concede honraria a três personalidades de destaque no Maranhão

A noite do último dia 19 de Dezembro, foi marcada por homenagens e muita emoção por conta da entrega da medalha Simão Estácio da Silveira, maior honraria do Legislativo ludovicense, destinada a agraciar personalidades locais, nacionais ou estrangeiras que tenham contribuído para o município de São Luís. Em cada período legislativo, os vereadores, individualmente, outorgam a medalha para até três personalidades. O evento aconteceu na sede da Fiema e contou com a presença de várias autoridades do Estado e convidados, e contou também com a belíssima apresentação do Coral São João, com suas cantatas natalinas.

O vereador Sá Marques homenageou três pessoas com a concessão da medalha: O advogado Américo Lobato Neto, o delegado  Carlos Alessandro Rodrigues Assis, atual superintendente de Repressão e Combate ao Narcotráfico (SENARC), e o compositor, cantador, e presidente do Boi de Morros, José Carlos Muniz Lobato.

De acordo com o parlamentar, as homenagens são justas, uma vez que cada um dos três indicados já contribuíram bastante para o desenvolvimento do Maranhão.

Eu e minha família sempre fomos muito preocupados e inseridos no mundo cultural, foi agraciar uma pessoa que representa muito bem a cultura maranhense, que é o Lobato do Boi de Morros. Já na questão da defesa da justiça social, temos o advogado Américo Lobato , enquanto advogado e um grande defensor da justiça e do ordenamento jurídico brasileiro, e o Carlos Alessandro, pela grande quantidade de drogas apreendida este ano, recorde na história da polícia maranhense, hoje é referencia nacional na questão de apreensão de drogas, pelo trabalho de inteligência que a Superintendência desenvolve, e que com certeza essa apreensão salvou com certeza milhares de famílias questão de proteção da família. 

Para o delegado Carlos Alessandro, é uma grande honra receber essa honraria.

Em razão do trabalho que vem sendo realizado na Senarc, o vereador Sá Marques nos concedeu essa comenda que recebemos com grande orgulho e alegria. Por onde passamos somos reconhecidos, especialmente pela integração com a população, e somos muito gratos por isso“, ressaltou o delegado.

Já o advogado e atual secretário-adjunto de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), Américo Lobato Neto, destacou suas ações iniciais à frente da Secretaria e agradeceu a homenagem.

“Assumi essa missão agora na Secretaria de Estado do Esporte, estamos fazendo um trabalho de agregar o esporte, a educação com todas as Secretarias, fazendo as políticas públicas do governo Flávio Dino, no sentido de aproximar  o esporte dos municípios mais distantes, aproveitando o IDH 30. Hoje eu recebo essa justa homenagem do nosso vereador Sá Marques, que é bastante atuante”, enfatizou o advogado e secretário-adjunto.

Também homenageado da noite, o presidente do Boi de Morros, mais conhecido como Lobato, enfatizou o respeito que o folclore maranhense conseguiu mundo afora, e agradeceu publicamente mais essa homenagem do vereador Sá Marques.

Conseguimos fazer com que a cultura do Maranhão, através do Boi de Morros, o folclore brasileiro fosse respeitado e reconhecido mundialmente. É uma honraria para a cultura maranhense, para o Boi de Morros, receber essa medalha. A família conta com 160 integrantes atualmente, e em nome dela,  agradeço imensamente por mais este reconhecimento”, agradeceu o presidente.

Sobre a medalha Simão Estácio da Silveira

A homenagem dos vereadores acontece desde 2006. Todo ano, cada um dos 21 parlamentares escolhe de uma a três personalidades para serem homenageadas seja um líder político, um empresário, um trabalhador ou qualquer outro cidadão que tenha prestado relevantes serviços à sociedade ludovicense nos mais variados segmentos sociais.

A medalha Simão Estácio da Silveira foi instituída pela Lei Orgânica do Município e regulamentada pela resolução do plenário 05/95. Simão Estácio da Silveira foi o fundador e primeiro presidente do Senado da Câmara de São Luís, segundo registros históricos. Esses registros evidenciam que a comunicação desse fato à Coroa de Portugal ocorreu em 9 de dezembro de 1619.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *