Rubens Pereira Jr destina R$ 450 mil para promoção da igualdade racial no Maranhão

A promoção da igualdade racial no Maranhão terá um reforço do deputado federal Rubens Pereira Júnior (PCdoB). O parlamentar destinou R$ 450 mil em emenda parlamentar para reforçar as ações do Governo do Estado sobre o tema. “Por meio desse recurso, já disponível, queremos contribuir para o combate ao racismo e toda forma de discriminação e opressão social”, explicou o Rubens Júnior.

No Governo do Maranhão, as políticas de igualdade racial estão presentes no Plano Mais IDH. Criado em 2015 pelo governador Flávio Dino, o programa trabalha para superar a extrema pobreza e das desigualdades sociais no meio urbano e rural. “A iniciativa promove o desenvolvimento sustentável, com políticas públicas que valorizem a diversidade social, cultural, econômica, política, institucional e ambiental das regiões do Estado”, detalhou o deputado federal.

Com o valor destinado pelo deputado Rubens Júnior, o Governo do Maranhão poderá estabelecer novas parcerias, e a partir da ampliação do apoio de diversos setores da sociedade, o poder público poderá, junto com o poder privado, avançar nas políticas de igualdade.

Números

Segundo o Censo 2010, a população do Maranhão é de 6.574.789 habitantes. Destes, 5.010.129 se auto identificaram como pretos e pardos. Este segmento corresponde então a 76,2 % da população maranhense, cujo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), em 2008, era igual a 0,683.

Quando se analisa a população por cor ou raça (IBGE), percebe-se que no Maranhão 76,2% da população é negra, o que o torna o 3º Estado com maior percentual, atrás apenas do Pará (76,8%) e da Bahia (76,3%). E desse percentual de população negra maranhense, uma parcela significativa encontra-se na zona rural (38,5%), a média do País é de apenas 18,8%. Acrescente-se ainda que no Maranhão 41% dos municípios têm mais de 80% de sua população composta por pessoas que se declararam preta ou parda.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *