Nova Olinda do MA é contemplado com o Programa de Melhoria Habitacional para Controle da Doença de Chagas

O município de Nova Olinda foi o único município maranhense que teve sua proposta selecionada pela FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) para melhoria habitacional para o controle da doença de chagas/MHCDC.

Após levantamento feito pela equipe de engenharia do município, todos os dados serão incluídos no SICONV (Sistema de Convênios Federais,) e, firmado o convênio entre a FUNASA  e a prefeitura de Nova Olinda, o município contará com uma contrapartida no valor de R$ 500 mil reais.

O programa de melhorias sanitárias domiciliares contemplará intervenções promovidas nos domicílios, com o objetivo de atender as necessidades hidro-sanitárias mínimas, relacionadas ao uso da água, a higiene e ao destino adequado aos esgotos domiciliares.

O programa de melhorias habitacionais para o controle da doença de Chagas contemplará a restauração de domicílios situados em área endêmica, visando a melhoria das habitações e respectivos ambientes externos, cujas condições físicas favoreçam a colonização de vetores transmissores de doenças de chagas.

Os recursos serão empenhados, integral ou parcialmente, e os convênios celebrados, caso a Funasa disponha de limite orçamentária para o ano de 2017.

A prefeita Iracy Weba se mostrou contente em saber que a equipe responsável pelo cadastro dos projetos, que visam obter ajudas federais, está empenhada em ajudar o município. O recurso será bem recebido e certamente corretamente aplicado, melhorando a qualidade de vida de várias famílias nova-olindenses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *