Destaques da Câmara Municipal de São Luís nesta sexta-feira (17)

Requerimento de Cézar Bombeiro aprovado pede que o auxilio-transporte dos servidores seja em valores no contracheque, espera manifestação do Prefeito

Aprovado desde o dia 19 de setembro pelo plenário da Câmara Municipal de São Luís, que ainda não houve qualquer manifestação do prefeito Edivaldo Holanda, encontra-se um requerimento de autoria do vereador (PSD), pede que a concessão do auxilio-transporte para os servidores públicos da municipalidade, seja idêntica a dos servidores públicos estaduais e federais. Ele é consignado em valores e inserido no contracheque, deixando a responsabilidade da utilização pelo próprio servidor.

        A realidade da Prefeitura de São Luís a concessão do benefício é feita através de cartão de transporte. O servidor que não utilizar o seu crédito durante o mês de trabalho, os créditos são acumulados. Subtende-se que ao conceder o crédito ao servidor público, a Prefeitura de São Luís, naturalmente faz o devido pagamento ao Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos.

       “Diante dessa realidade, em que muitos servidores municipais acumulam crédito, havendo casos de funcionários com até com quatro mil reais acumulados em cartões, significa que os valores, que poderiam servir de benefício aos funcionários, principalmente com as dificuldades que enfrentam, acabam se constituindo um fundo bastante compensador para os proprietários de empresa,  em detrimento de um direito do servidor público”, destaca Cézar Bombeiro.

       O vereador assinala, que o seu requerimento visa a que o prefeito de São Luís, faça como os governos estadual e federal  que concedem o auxilio-transporte em dinheiro no contracheque. Segundo ele, “a pratica atualmente utilizada pela municipalidade, visa unicamente beneficiar os donos de empresas, além de que o servidor público vai acabar sendo totalmente prejudicado, uma vez que a tendência é que os créditos acabem sendo incorporados definitivamente pelos empresários, o que é bastante lamentável”.

Sindicatos das categorias de servidores públicos municipais, estudam ingressar na justiça, tendo como respaldo e referências os governos estadual e federal, diz Cézar Bombeiro, relatando ter sido informado por algumas lideranças sindicais.

 

Silvino Abreu cobra a instalação de um semáforo perto da antiga Casa Inglesa

 

O vereador Silvino Abreu (PRTB) protocolou requerimento na Câmara Municipal, solicitando que a Prefeitura – por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT)- instale, com a máxima urgência, um semáforo nas imediações do Centro de Ensino Médio (CEM) Professor Fernando Perdigão (antiga Casa Inglesa).

No pedido que será encaminhado ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior e ao secretário da SMTT, Canindé Barros, o vereador do PRTB esclarece que o semáforo está sendo cobrado por milhares de pedestres que circulam nas proximidades da Antiga Casa Inglesa, especialmente os moradores da Liberdade e do Monte Castelo.

Recentemente, Silvino Abreu visitou o Monte Castelo e a Liberdade, recebeu reclamações dos moradores e constatou que a ausência do semáforo provoca acidentes de trânsito, com dano materiais e até o atropelamento das pessoas que atravessam a Avenida Getúlio Vargas, onde o trânsito flui e alta velocidade.

Silvino Abreu acredita que o prefeito e o secretário atenderão ao pleito e mandarão instalar o semáforo.  Além da escola, perto da antiga Casa Inglesa também funcionam clínicas médicas que atendem centenas de pessoas, especialmente idosos e crianças que correm risco de vida ao atravessar a avenida.

Pavão Filho recebe homenagem no Dia Municipal do Radiologista  

O vereador Pavão Filho (PDT) foi homenageado pelos radiologistas de São Luís com a placa de Honra ao Mérito pelos bons serviços prestados à categoria. A homenagem ocorreu dia 8 de novembro, data em que é comemorado o Dia Municipal do Radiologista, criado através da Lei nº 5.978, de 08 de junho de 2015,  de autoria do parlamentar.

Considerado pelos radiologistas com seu representante no parlamento municipal, Pavão recebeu ainda categoria o Certificado de Gratidão e Agradecimento e o Certificado pela Participação da Mesa no IV Encontro dos Profissionais das Técnicas Radiologistas, por suas conquistas a favor da Radiologia de São Luís.

Pavão Filho, que tem trabalhando muito em beneficio da categoria, sendo inclusive autor da Lei nº 6.114/2016 que dispõe sobre requisitos para a aplicação das atividades inerentes aos tecnólogos, técnicos e auxiliares em radiologia.

São Tecnólogos e Técnicos em Radiologia os profissionais, que executam as técnicas: I – radiológicas, no setor de diagnósticos;

II- radioterápicas, no setor de terapia;

III- radioisotópicas, no setor de radioisótopos;

IV – industriais, no setor industrial.

V- de medicina nuclear.

A Lei Municipal Nº 6.114/2016 torna obrigatório no âmbito municipal, os diplomas de Tecnólogo e Técnico em Radiologia para a operação de equipamentos emissores de radiação ionizante ou campo eletromagnético, assim como, o uso de EPI’s de proteção radiológica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *