Destaques da Câmara Municipal de São Luís, nesta segunda-feira (13)

Câmara coloca contas de ex-prefeitos à disposição para consulta pública

As prestações de contas dos ex-prefeitos Jackson Lago, Conceição Andrade e Tadeu Palácio, que se encontram para apreciação da Câmara Municipal de São Luís, estão à disposição para consulta pública. A informação é do procurador legislativo da Casa, advogado Samuel Melo.

A determinação, segundo ele, “atende dispositivo legal, com base no princípio da publicidade”. Para tanto, a medida foi tomada mediante publicação de edital, e a matéria está disponível em uma sala instalada para o cumprimento dessa finalidade.

TRAMITAÇÃO E APRECIAÇÃO

Explicou Samuel Melo que as prestações das contas foram encaminhadas para o Legislativo Ludovicense, tendo a leitura sido feita no plenário para conhecimento dos vereadores, “e cumprindo o que determina a Lei Orgânica do Município, em seu artigo 76-A, Inciso II, e o artigo 62 do Regimento Interno, foram encaminhadas para apreciação da Comissão de Justiça e para a Comissão de Orçamento”.

Continuando, o procurador legislativo disse que essas comissões irão receber pareceres, para sem seguida voltarem ao plenário da Câmara Municipal para apreciação e votação para sua aprovação ou rejeição. Samuel Melo enfatiza que “é oportuno lembrar que o plenário é soberano em suas decisões, e que no tocante a matéria independente de sua ratificação ou não do parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado”.

Imagem de Nossa Senhora da Conceição faz visita a Câmara

Na manhã desta segunda-feira, (13), a Câmara Municipal de São Luís recebeu a visita da imagem de Nossa Senhora da Conceição do Monte Castelo. A visitação foi conduzida por fiéis a santa, e faz parte da divulgação do festejo, que teve início no último dia 08 de novembro, e terá o seu ápice no dia 08 de dezembro, com uma grande celebração na praça Maria Aragão.

Durante a visita de Nossa Senhora da Conceição foi realizado um ato religioso no plenário do Legislativo São-luisense, dirigido pelo padre Ivo, vigário da Igreja Santuário de Nossa Senhora da Conceição do Monte Castelo. A solenidade em homenagem a santa contou com a participação dos servidores da Câmara.

 Moradores dos bairros João de Deus, Jardim Conceição, Vila Conceição e Santo Antônio são beneficiados com Ação Social

A população da região do bairro João de Deus, Jardim Conceição, Santo Antônio e Vila Conceição foi beneficiada com uma ação social desenvolvida pela vereadora Fátima Araújo (PCdoB) com a Igreja Assembleia de Deus, em parceria com o governo do estado e prefeitura de São Luís. A ação contou com consultas médicas (clínico geral e pediatria), vacina contra (gripe, hepatite B, tétano, febre amarela), distribuição de preservativos, aferição da pressão arterial, além de maquiagens especiais e corte de cabelo.

A ação contou com a presença do Procon Móvel para retirada de documentos (RG e CPF) inteiramentre grátis, além da equipe do Posto de Saúde do João de Deus, que fez um trabalho muito proveitoso durante o dia inteiro, que contou com moradores de vários bairros da região. Os eventos começaram logo bem cedo e acabou no fim da tarde.

Na Vila Conceição-João de Deus, o dia todo foi para celebrar a 10ª edição do Mega Feirão, realizado há dez anos pela Igreja Assembleia de Deus, Área 37 do Campo Tirirical, que contou com um café da manhã, a realização de um bazar beneficente na Associação de Moradores, além da equipe do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), palestrando sobre empreendedorismo para os empresários locais e possíveis potenciais empresários. A noite, o evento continuou com a venda de comidas típicas e massas, além de um grande show com bandas e ministérios locais. Houve Sorteios de vários prêmios.

Para a vereadora Fátima Araújo, todo trabalho feito em conjunto ou em parceria, os resultados são gratificantes. “Quero primeiramente agradecer a Deus pela força e coragem todos os dias. Agradecer ao secretário Márcio Jerry que forneceu som, palco e iluminação, a Carolina Estrela, que mandou limpar o local do evento gospel, a kely, secretária do Governador do Estado, além de Adriano que mobilizou o pessoal da Cite Luz para fazer a iluminação da área, a diretora do Posto de Saúde do João de Deus, o secretário Lula Fylho, o Presidente do Procon, Governo do Estado  e prefeito de São Luís, pelo empenho e parceria” – destacou a parlamentar.

Durante o evento a vereadora Fátima Araújo recebeu a visita de Elenilde Sant’Ana, esposa do proprietário do Comercial Alemão, um dos patrocinadores do evento. Acompanhada de sua assessoria, a parlamentar comunista ainda participou na Inauguração da Faculdade que funcionará na Escola Comunitária do João de Deus, com o curso de Pedagogia, sendo mais uma grande ação trazida pela vereadora para a região.

Para a moradora Maria Liana Mendonça Raposo, residente na Antônio Pinheiro, no bairro Vila Conceição – João de Deus, as ações da vereadora estão ajudando muita gente na região. “É importante uma ação desta, a gente não precisar mais pagar ônibus e ainda enfrentar uma fila grande nos Vivas, agora tem perto de casa, não demora e nós não perdemos mais tempo como antes. A vereadora sempre trabalhou essas ações, mas agora estão mais constantes aqui no bairro e na região. Muita gente está gostando e não tem do que reclamar” – disse a moradora.

Ricardo Diniz solicita construção de escola municipal no Residencial Nestor

O vereador Ricardo Diniz (PCdoB) solicitou ao prefeito Edivaldo Holanda
Júnior a construção de uma escola municipal no bairro Residencial Nestor.
O requerimento  nº 1024/17 foi aprovado em sessão na Câmara Municipal de
São Luís.

Ricardo Diniz falou dos benefícios que a escola vai trazer para o
Residencial Nestor, uma localidade que vive um crescimento populacional.
“É preciso permitir que as crianças do Residencial Nestor tenham o direito
de frequentar uma escola na comunidade em que vivem”, enfatizou.

O vereador também explicou que as escolas são lugares imprescindíveis para
o desenvolvimento das pessoas. “É na escola que crianças e jovens aprendem
uma diversidade de conhecimentos formando o seu caráter e sua
intelectualidade”, concluiu Ricardo Diniz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *