Othelino Neto e Flávio Dino entregam máquinas e equipamentos para produtores rurais maranhenses

O deputado Othelino Neto (PC do B), vice-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, participou, na tarde desta quinta-feira (28), no Auditório do Palácio Henrique de La Rocque (Calhau), da solenidade de entrega de máquinas e equipamentos para pequenos produtores rurais de 21 municípios maranhenses.

A cerimônia foi presidida pelo governador Flávio Dino e contou com a presença dos deputados Zé Inácio (PT), Ana do Gás (PC do B), Rafael Leitoa (PDT), Rogério Cafeteira (PSB), Professor Marco Aurélio (PC do B), Stênio Rezende (DEM), Vinícius Louro (PR) e Glaubert Cutrim (PDT), além de várias outras autoridades, como secretários estaduais, prefeitos, deputados federais, vereadores, e ainda representantes de associações e entidades.

Foram entregues patrulhas agrícolas (para auxílio no preparo do solo, plantio e colheita das culturas) e títulos coletivos de terra para associações. Além disso, o governador anunciou o resultado das chamadas públicas do babaçu e juçara, da Secretaria de Agricultura Familiar, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), das Casas Familiares Rurais e Escolas Agrícolas.

“Com essas entregas, o Governo do Estado colabora com os municípios no que diz respeito à agricultura familiar. Equipamentos como esses permitem o manuseio mais rápido da terra na qual os agricultores produzem. São máquinas caras, as quais as prefeituras não teriam como adquirir, muito menos os trabalhadores rurais. Dessa maneira, o governo contribui para o aumento da produção e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida dos maranhenses”, disse o deputado Othelino Neto.

Segundo o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, que também participou da solenidade, os investimentos somaram 8 milhões de reais. “Montante este todo concentrado na melhoria da agricultura familiar dos municípios”, destacou o secretário.

O governador Flávio Dino fez um discurso destacando os avanços de seu governo e os obstáculos que estão sendo vencidos com tralhado. E disse que a agricultura familiar é de suma  importância para a produção de alimentos, para a economia do Estado, tendo, por isso, uma dimensão social significativa.

“Foi por isso mesmo que nós recriamos a Secretaria de Agricultura Familiar, que havia sido extinta, e reconstituímos todo o sistema de apoio à produção familiar, para que os nossos trabalhadores e trabalhadoras do campo tenham o apoio necessário para se desenvolverem a partir do acesso à tecnologia, espaços de comercialização e infraestrutura necessária para poder escoar sua produção e, com isso, desenvolver ainda m ais o nosso estado”, disse o governador.

Para os prefeitos, as entregas são um somatório aos benefícios do Governo do Estado para o desenvolvimento das diversas regiões do interior do Maranhão. “Só vem a somar e é muito importante para a nossa população. Recentemente, recebemos viaturas policiais e agora estamos sendo contemplados com patrulhas e outros benefícios. Só temos a agradecer”, disse o prefeito de Jenipapo dos Vieiras, Moisés Ventura.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *