Moradores denunciam crime ambiental contra o Rio Pindaré

Um dos mais importantes rios do Maranhão vive sob constante ameaça. Milhares de peixes estão morrendo por causa da interferência no curso de um córrego que deságua no Rio Pindaré. Moradores da região estão usando as redes sociais para denunciar o crime ambiental.

Esta semana, algumas pessoas gravaram imagens por meio de celular e mostraram o tamanho do problema. No vídeo, vários peixes aparecem sem vida. Barragem e escavações são os principais causadores.

O assoreamento tem sido um problema que vem se agravando a cada dia no Rio Pindaré. A poluição causada inclusive pelo barro das próprias escavações é outro item denunciado.

O Rio Pindaré é um dos maiores e mais importantes do Maranhão. Ele nasce na Serra do Gurupi e tem fim no Rio Mearim. Seu percurso total chega a quase 700 km. Entre as cidades que estão abrangidas pelo rio estão Açailândia, Bom Jesus das Selvas, Alto Alegre do Pindaré, Santa Inês, Pindaré Mirim, Bom Jardim, Monção.

O Rio Pindaré é acompanhado pela Estrada de Ferro Carajás, entra Bom Jesus das Selvas e Santa Inês. A extensão do paralelo da estrada com o Rio é de 200 km.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *