participam do Acampamento de Verão de Amizade Internacional, na China

 

A cidade de Wuhan, na China, é a sede do Acampamento de Verão de Amizade Internacional, que reúne jovens estudantes de cerca de 140 cidades de todo o mundo. Willyan Robert Santos e Sarah Raquel Costa, ambos com 18 anos, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da escola da rede municipal Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Jornalista Neiva Moreira, estão representando o Brasil no encontro, ao lado de Nívea Cristina Amaral, do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), de São José de Ribamar.

Os estudantes viajaram de São Luís para Wuhan semana passada. “A viagem está sendo maravilhosa, pois já conhecemos vários locais e estamos conhecendo jovens de diversos países. Fomos recebidos com muito carinho. Eu até já subi ao palco na abertura do evento para representar o nosso continente”, contou Willyan Santos.

Para o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, a ida dos alunos a outro país vai ampliar o horizonte cultural deles, fortalecendo e aumentar seus conhecimentos, além de favorecer a sua autoestima. “Esta é mais uma parceria de sucesso que traz benefício para a Educação de São Luís, somando-se a outros tantos esforços da Prefeitura para cumprir seu papel de ofertar aos estudantes uma educação de mais qualidade”, ressaltou o secretário.

O Acampamento de Verão da Cidade de Wuhan será realizado até o próximo dia 30. Os jovens estudantes de São Luís devem voltar à sua terra natal no dia 3 de julho. O evento visa promover o entendimento dos jovens na faixa etária de 16 a 18 anos sobre a cultura chinesa e os costumes locais de Wuhan.

Todas as ações junto ao governo de Wuhan para a concretização do Programa de Intercâmbio estão sendo coordenadas pela Secretaria Municipal de Articulação Institucional da Prefeitura de São Luís (Semai) e pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O intercâmbio cultural é fruto de um acordo firmado em 2015 entre a Prefeitura de São Luís e o Governo Popular Municipal de Wuhan, que fez de São Luís e Wuhan cidades-irmãs. No ano passado, o prefeito Edivaldo e representantes chineses assinaram a ampliação da parceria por meio de um memorando de cooperação que reforça a colaboração entre as cidades, principalmente nas áreas econômica e social.

Pelo intercâmbio cultural e educacional, os alunos ficarão em dias úteis em dormitórios da Universidade Jianghan e aos fins de semana viverão com famílias locais, trocando experiências culturais. Da programação, constam palestras sobre o Perfil da Arte e da Música Tradicional Chinesa, curso de caligrafia e pintura chinesa e ainda de artes marciais tradicionais chinesas, além de passeios dentro e fora da cidade de Wuhan – à galeria de artes Tanghu, ao museu Jianghuanguan, e ao parque fluvial de Hankou.

MAIS SOBRE WUHAN

Wuhan fica localizada na China Central e tem extrema importância logística para o país, devido à localização geográfica. A cidade possui 10 milhões de habitantes e é composta por quatro zonas econômicas: distrito portuário, zona aeroportuária, a zona automobilística e o Grand Optical Valley, considerada a área de avanços tecnológicos da cidade. Wuhan também tem o quarto maior parque industrial da China, com produção anual avaliada em 115 bilhões de dólares. A cidade conta ainda com um grande centro científico de pesquisa, com 84 universidades (duas delas entre as melhores do país), 101 institutos de pesquisa e mais de um milhão de universitários.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *