Começa nesta sexta-feira (23) o ‘São João de Todos’ nos bairros

Além dos arraiais da Praça Maria Aragão, Vila Palmeira, Ipem e Praça Nauro Machado, que compõem o circuito oficial do ‘São João de Todos’, uma parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Governo do Maranhão, a festança nos terreiros montados em 12 bairros da capital – Bairro de Fátima, João Paulo, João de Deus, Cohajap, Liberdade, Largo de Santo Antônio (Centro), Cohatrac, Anil, Anjo da Guarda, Cidade Operária, Vila Embratel e Vinhais – passam a receber, a partir desta sexta-feira (23) até o dia 29, programação oficial.

Nos bairros, as atrações começam às 18h com grupos de bumba meu boi de todos os sotaques, quadrilhas, danças tradicionais e shows de artistas locais. “Hoje o poder público, tanto municipal, quanto estadual, busca fortalecer a política de fomento à cultura. Desta maneira, a parceria para o ‘São João de Todos’ também tem como base a extensão das programações para as comunidades, descentralizando os arraiais e levando nossa cultura onde a população está”, disse o secretário municipal de cultura, Marlon Botão. Nos arraias que compõem o circuito oficial do ‘São João de Todos’, a programação prossegue até o dia 2 de julho. Nestes locais as apresentações começam às 18h, com seis atrações por noite em cada arraial.

Nesta sexta-feira (23) no arraial do Bairro de Fátima, por exemplo, a programação começa com a batida dos tambores de crioula, seguido pelo Baile de Caixas, dança portuguesa Majestade de Coimbra, do Coroadinho, e ainda grupos de bois e shows. No João Paulo o público poderá apreciar o espetáculo do grupo Gdam, boi Brilho da Amizade, banda Kayambá, entre outras manifestações.

Para movimentar a economia criativa e aumentar o espírito empreendedor do produtor maranhense, o público e turistas participantes dos dias de festividades juninas tem a oportunidade de conhecer trabalhos dos artesãos ludovicenses no Espaço do Artesanato. Com características peculiares, os profissionais expõem produtos confeccionados em fibra de buriti, peças com personagens da cultura maranhense, crochê, bordados, palha, bonecas de pano, roupas e indumentárias das brincadeiras juninas, entre outros.

Nos arraiais do circuito oficial do ‘São João de Todos’ há espaços especialmente destinados ao artesanato maranhense e trabalhos manuais feitos pelas habilidosas mãos dos artesãos locais. O casal de turistas de Belém (PA), Ana Paula e Márcio Edilson, foram à Praça Maria Aragão conhecer a cultura do Maranhão e se encantaram com a quantidade de peças expostas e à venda. Ana disse não poder ir embora sem levar algo para presentear sua mãe. “Tudo muito bonito e muito diferente da nossa cultura. Viemos ao arraial e encontrarmos tudo isso é bom principalmente para nós turistas, que às vezes não temos tempo de procurar uma lembrança, mas queremos levar algo da cidade”.

O espaço da Maria Aragão comporta 40 artesãos em barracas espalhadas no entorno da praça. A artesã Meiryele Cantanhede ressaltou sobre o local ser diferenciado. “Estamos tendo um bom retorno, em especial aos fins de semana, em que o movimento é mais intenso. Todas as peças vendidas somos nós mesmo que produzimos, resultado de um trabalho desenvolvido ao longo do ano. Este ano, o artesanato tem um diferencial aqui na praça, por envolver os Pontos de Cultura nas comunidades”, cometa a artesã.

O secretário municipal de cultura, Marlon Botão, falou sobre a Rede São Luís de Pontos de Cultura, formada pela Prefeitura de São Luís, que tem o objetivo dar destaque aos segmentos culturais da capital e promover a acessibilidade à cultura. “Além de valorizar os artesãos da cidade durante os arraiais e gerar trabalho e renda, trazer os Pontos de Cultura é fomentar e reconhecer que as iniciativas culturais dos mais diversos segmentos são de grande importância. Com a Rede, reafirmamos o compromisso do prefeito Edivaldo em descentralizar as ações culturais para mais áreas do território municipal e também solidificar todo um trabalho coletivo com a sociedade civil”, destacou o secretário.

Para Júnior Catatau, representante do Tambor de Crioula Arte Nossa, participante da Rede, a presença deles nos arraiais gira entorno de uma economia criativa. “Muitos ainda não conhecem os Pontos de Cultura. Além de divulgarmos nosso trabalho desenvolvido nas comunidades, ainda mostramos e comercializamos as peças produzidas, como indumentárias, instrumentos, roupas e colares. É uma forma de tornar os Pontos conhecidos e ter uma renda extra para não dependermos apenas de cachês de apresentações.

Ainda na Maria Aragão, a festa desta quarta-feira (21) foi aberta às 18h pelo tambor de crioula Mensageiros de São Benedito, seguida de apresentação do tambor de crioula Milagre de São Benedito de Canuto. Em paralelo, na Tenda do Tambor de Crioula, o público pôde conhecer mais sobre a manifestação com uma exposição do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, equipamento cultural da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), que permanece em cartaz por todos dos dias de arraial.

O boi da Vila Passos de Canuto (zabumba) e o boi Encantos do Olho d´Água (orquestra) deram continuidade à programação. A noite também contou com a apresentação do boi de Sonhos (orquestra), que convidou o público a subir ao palco e entrar no cordão para dançar com eles.

A turista da cidade de Ibotirama, na Bahia, Albertina Nascimento Sousa, expressou sua alegria em ver de perto a festa mais tradicional da cultura popular maranhense. “Eu sempre via pela internet e só conhecia a cultura daqui desta forma. Olhando por lá, tive a curiosidade de conhecer de perto e me encantei. Hoje é o meu primeiro contato com a cultura maranhense e é mais bonita do que eu pudesse imaginar, pretendo vir prestigiar até o encerramento”.

O cantor Luiz Cláudio fez o show ‘Encantarias’, no palco principal, e o boi de Axixá (orquestra) encerrou a programação da noite. Nesta sexta-feira (23) e sábado (24), a festa continua das 18h à meia noite, com apresentações de tambor de crioula, bumba meu boi, danças folclóricas, companhias de ritmos e shows de artistas locais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *