Provas do vestibular do ITA serão realizadas pela primeira vez em São Luís do Maranhão

Jovens maranhenses que sonham ingressar em um dos cursos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) agora terão uma chance maior de alcançar esse objetivo. O Governo do Estado recebeu esta semana uma carta do reitor do instituição, aprovando São Luís como campo de prova do vestibular do instituto. A realização do exame na capital maranhense é resultado de articulação da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) junto ao Instituto, que é reconhecido pela excelência de ensino da engenharia.

Para ajudar na preparação dos alunos, a Secti irá lançar o pré-vestibular PreUni ITA, um preparativo exclusivo para o exame do Instituto. A notícia foi dada pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, durante a abertura dos trabalhos da Escola de Atos Estudos – Tecnologias Aeroespaciais, na última segunda-feira (22), na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O preparatório, segundo informou Jhonatan Almada, deverá ser lançado em junho, com a participação do setor de seleção do ITA que virá a São Luís realizar a aula inaugural. “As aulas acontecerão todos os sábados, o dia todo, tendo como foco o programa de estudos do instituto. O preparatório será gratuito, com o mesmo formato do Aulão do Enem, com material didático também específico. As aulas acontecerão até a véspera das provas”, contou o secretário.

Sobre a realização das provas em São Luís, o secretário disse que essa é uma grande conquista para o Maranhão, sobretudo para os jovens maranhenses que sonhavam em ingressar na escola, mas que não tinham condições de se deslocar para outros estados para fazer o vestibular. Hoje os locais de prova mais próximos de São Luís são Fortaleza e Belém.

“É um ganho para os estudantes que têm o interesse, que sonham ingressar no ITA. Nós trazemos a prova para São Luís e paralelamente fazemos um pré-vestibular com foco no programa no vestibular do Instituto”, enfatizou Jhonatan Almada. “Certamente os estudantes que tinham esse desejo terão o caminho encurtado para realizá-lo”, completou o titular da Secti.

A novidade foi recebida com alegria e entusiasmo pelos estudantes presentes na Escola de Altos Estudos. Marcos Vinicius Dias foi um dos que vibrou com a boa nova anunciada pelo secretário Jhonatan Almada. “Eu tenho grande interesse em fazer o vestibular do ITA, e agora com certeza irei fazer com toda essa facilidade. Uma iniciativa muito boa, realmente”, disse Marcos Vinicius.

Luciane Maria Ferreira também ficou feliz com a notícia. “Penso que a falta de condições de muitos alunos de se deslocar para outros estados era um entrave para que muitos maranhenses participassem do vestibular do instituto. Agora essa dificuldade não existe mais. É mais uma oportunidade que se abre para os jovens maranhenses”, destacou a estudante.

O ITA é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (Comaer). Está localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), na cidade paulista de São José dos Campos. Especializado nas áreas de ciência e tecnologia no Setor Aeroespacial, o ITA oferece cursos de graduação em Engenharia, pós-graduação stricto sensu em nível de Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado, pós-graduação lato sensu de especialização e de extensão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *