Prefeitura de São Luís planta ipês e recupera área degradada na Camboa

Uma nova área urbana da capital maranhense está sendo arborizada para deixar a cidade mais verde, bela e aprazível. Na manhã desta sexta-feira (31), a Prefeitura de São Luís iniciou o plantio de mudas de ipês roxos e amarelos, em uma área degrada localizada na cabeceira da ponte Bandeira Tribuzi, na Camboa. A ação é executada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), em parceria com o programa ‘Todos por São Luís’, coordenado pela primeira-dama da capital, Camila Holanda que, na oportunidade, plantou uma muda de ipê para marcar o início da ação.

“A gestão do prefeito Edivaldo tem trabalhado para transformar os espaços públicos em locais mais aprazíveis, para que a população usufrua dessas áreas que antes passavam por estados de degradação e abandono. Além disso, queremos conscientizar a comunidade sobre a importância de se preservar esses espaços, de valorizar e cuidar do paisagismo nos logradouros públicos, para que tenhamos um ambiente melhor e uma cidade cada vez mais verde e florida”, disse Camila Holanda.

A ação contemplou o plantio de cerca de 60 mudas de ipês roxos e amarelos, cultivados em toda a área do canteiro central da cabeceira da ponte Bandeira Tribuzi, nas proximidades da Camboa. A área está sendo restaurada pela Prefeitura de São Luís, para que, em breve, seja mais um espaço revitalizado para o bem da população e do meio ambiente.

Segundo a titular da Semmam, Maluda Fialho, a área onde foi realizado o plantio era ponto de descarte irregular de lixo e agora vai ganhar novos ares. “Em pouco tempo teremos aqui árvores frondosas e viçosas, para colorir a cidade com suas belas flores. Essa ação é mais um incremento da Prefeitura de São Luís para melhorar a qualidade do meio ambiente e deixar a cidade mais bonita”, afirmou a secretária, destacando que outros pontos da cidade também receberam esta semana plantio de mudas de ipês. Entre locais estão o Piancó e áreas da região Itaqui-Bacanga.

O vigilante Sebastião de Jesus Cordeiro, 25 anos, morador da Camboa, enaltece o trabalho de revitalização do espaço. “É uma iniciativa louvável da Prefeitura em transformar esse local aqui, que era só lixo, em um espaço verde. Eu moro aqui desde que nasci e é a primeira vez que vejo algo sendo feito por essa área e pelo bairro”, disse ele.

O bairro Camboa tem recebido atenção especial da atual gestão. Ano passado, o prefeito Edivaldo entregou duas praças no bairro, construídas também em locais degradados, mal utilizados e que serviam de estacionamento para carroças e jumentos.

As praças Camboa e Carlos Chaib, construídas em dois trechos distintos do canteiro central da Avenida José Sarney, têm hoje uma nova realidade, proporcionando benefícios diversos ao lazer e bem-estar da comunidade.

A reforma dos espaços contemplou a construção de canteiros ajardinados em toda a sua extensão, bancos, rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, lixeiras e uma academia ao ar livre, onde foram disponibilizados diversos equipamentos para a prática de atividades físicas e esportivas, como multi-exercitador, simuladores de cavalgada, de esqui, de caminhada e de remo; além de playground, novas calçadas para o passeio público, entre outros benefícios.

Os espaços também ganharam nova iluminação, em toda sua extensão, com a instalação de 23 postes, trabalho executado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *