Prefeitura de São Luís capacita funcionários dos Ecopontos

Os funcionários que atuam nos cinco Ecopontos da capital estão recebendo capacitação promovida pela Prefeitura de São Luís. O objetivo é orientar no correto tratamento dos resíduos descartados nestes espaços, além de informar os servidores sobre a legislação referente. A capacitação é a primeira voltada a este segmento e está sob a coordenação do Comitê de Limpeza Urbana de São Luís.

“Consideramos de grande importância este aprendizado, repassar estas noções aos colaboradores, para que possam desenvolver cada vez melhor seu trabalho e ter o conhecimento do material com o qual estão lidando para tratá-lo adequadamente e sem riscos à sua saúde e integridade física”, enfatiza a coordenadora do Comitê, Carolina Estrela. Nesta etapa são treinados os líderes das equipes que atuam nos cinco ecopontos em atividade na capital.

Durante o curso são repassadas orientações sobre maneira correta de recebimento dos resíduos; meios para a separação ambientalmente adequada dos itens; tipos de materiais recebidos; e promoção do descarte regular – do recebimento, seleção, separação e armazenamento dos itens. Os colaboradores aprendem ainda noções de educação ambiental, prevenção de acidentes e preservação do meio ambiente.

A capacitação é realizada na sede administrativa da empresa São Luís Engenharia Ambiental, responsável pela limpeza urbana da cidade, localizada na Avenida dos Africanos.

O Ecoponto é um projeto ambiental criado na gestão do prefeito Edivaldo para receber materiais que não são recolhidos na coleta convencional, diminuindo assim os pontos de descarte irregular de resíduos. “A iniciativa envolve diretamente a comunidade, a partir do momento que conscientiza sobre o descarte regular e suas consequências, além de estimular e entrega voluntária dos itens”, reforça Carolina Estrela.

A coordenadora do Comitê destaca a importância de mais esta ação da Prefeitura de São Luís, reforçando que tratamento de resíduos e sua destinação final apropriada são essenciais à preservação do meio ambiente. “E também, contribui para a eliminação de focos transmissores de doenças, além de resultar no embelezamento das ruas, avenidas e demais áreas públicas”, enfatiza Carolina Estrela.

COLETA

Os Ecopontos possuem área administrativa incluindo instalações sanitárias, estacionamento, áreas de recebimento e acondicionamento temporário dos materiais e área para manobra de equipamentos e veículos. O material é colocado em baias de alvenaria cobertas e sinalizadas conforme legislação para metal, papel, plástico, vidro e papelão, entre outros itens.

O espaço recebe resíduos de poda e capina, entulhos da construção civil e moveis em desuso. Atualmente existem cinco ecopontos na capital: Parque Amazonas, Bequimão, Turu, Jardim América e Angelim. O projeto da gestão prevê outros ecopontos na cidade, devido ao grande número da população e área extensa dos bairros.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *