Polícia desarticula duas quadrilhas envolvidas em saidinhas bancárias e assaltos a estabelecimentos comerciais de São Luís

 

A Polícia Civil, por meio da Superintendência Estadual de Investigação Criminal (SEIC), conseguiu desarticular duas quadrilhas especializadas em assaltar estabelecimentos comerciais no Bairro da Cidade Operária e cometer crimes conhecidos como “Saidinha Bancária” na capital maranhense. O balanço da operação foi apresentado durante uma coletiva de imprensa realizada na sede da Secretaria de Segurança Pública, na tarde desta quarta-feira (26).

Saidinha Bancária 

Na primeira ação, equipes da Seic conseguiram desarticular um grupo de suspeitos acusados de praticarem o crime conhecido como “Saidinha Bancária”. A última atuação da quadrilha foi no último dia (20), quando Rodrigo da Costa Luciano (33), Juan Pereira Amorim (27) e Márcio Moraes Serra (41) abordaram uma vítima na porta da agência bancária do Santander, no Bairro do São Cristóvão e anunciaram o assalto, subtraindo uma quantia de R$ 15 mil. Tendo como base as imagens de câmeras de monitoramentos nas proximidades da instituição financeira, a Polícia Civil conseguiu flagrar o momento certo em que o trio repassava o dinheiro e arma de fogo para Júlio Cesar Araújo Braga (33) conhecido como “Play Boy”, apontado pela polícia como o chefe da quadrilha.

Após diligências na região onde ocorreu o crime, equipes da Seic conseguiram identificar e localizar o veículo de propriedade de Júlio Cesar, e, posteriormente, decretar sua prisão. Já nas dependências da Seic, “Play Boy” confessou o crime e delatou os demais integrantes da quadrilha, que logo foram presos. Pelo menos três vítimas já reconheceram o bando como autores dos atos criminosos.

Assaltantes de Churrascaria 

Em outra operação, equipes da Polícia Civil, subordinadas à Seic, conseguiram impedir e prender André Luís Soares (21), Nerivan Pereira Ramos Filho (33) e Raimarildo Rodrigues dos Santos (21), pois o trio planejava assaltar estabelecimentos comerciais na região da Cidade Operária. Denúncias anônimas relatavam que três indivíduos a bordo de duas motocicletas, estariam armados e com o objetivo de cometer delitos.

De posse dessas informações foi iniciado o trabalho de diligência no intuito de localizar os criminosos, tendo êxito ao final. Com o trio, a Polícia conseguiu apreender um revólver calibre 38. Além disso, foi constatado que Nerivan Filho e Raimarildo dos Santos, estavam usando tornozeleira eletrônica, pois ambos participaram do assalto a uma churrascaria no Bairro do Calhau em março deste ano. Em todos os casos, os sete criminosos foram autuados pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e organização criminosa, devendo ficar sob a responsabilidade do Poder Judiciário.

A coletiva contou com a presença do secretário de Segurança do Maranhão Jefferson Portela, do delegado geral da Polícia Civil Lawrence Melo, do Superintendente da Seic Thiago Bardal e demais autoridades da pasta da Segurança Pública. O secretário Jefferson Portela encerrou a coletiva afirmando que a inteligência policial vem atacando a veia financeira das organizações criminosas, e, assim, coibindo crimes violentos contra o patrimônio, como roubos e assaltos. “É preciso traçar estratégias para que, de maneira mais rápida, possamos diminuir esses crimes, e é o que estamos fazendo. O Estado não irá tolerar nenhum poder paralelo”, finalizou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *