Procon/MA, reclamações durante Black Friday caíram 62%

Durante todo o período da promoção
Black Friday o Instituto
de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon/MA) registrou 29
denúncias por meio do site, aplicativo e nas fiscalizações in loco. O número
representa uma redução de 62% em relação às denúncias do ano passado.
Em 2015, 77 denúncias foram
contabilizadas no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor
(Sindec) e no aplicativo do órgão. Para o presidente do Procon/MA, a redução no número de denúncias em 2016 é
reflexo das constantes fiscalizações. “Antes e durante o período do Black
Friday, nossa equipe fiscaliza sites e lojas a fim de coibir práticas abusivas
como a publicidade enganosa e outras irregularidades nos preços divulgados. A
participação dos consumidores por meio das denúncias, também é fundamental para
o sucesso do trabalho, uma vez que o consumidor é o maior, melhor e principal
fiscal das relações de consumo”, afirmou o presidente.
De 21 a 27 de novembro, os fiscais
percorreram lojas de São Luís de olho nos preços oferecidos nas vitrines. Na
sexta-feira (25), a equipe esteve nas lojas Americanas e Casas Bahia, no centro
de São Luís, além de fiscalizar também o Mateus Supermercados, Lojas
Americanas, Oi, Tim e C&A do Rio Anil Shopping. Durante a ação, os
consumidores receberam orientação e puderam realizar reclamações na hora. A
unidade das Lojas Americanas da Rua Grande foi autuada por falha na prestação
de serviço, ao disponibilizar poucos caixas de pagamento, gerando longas filas
de espera.
Além da fiscalização in loco, o Procon/MA também realizou um plantão de atendimento
online 24h na sexta-feira. A unidade no Viva do Shopping da Ilha também esteve
disponível para receber denúncias no sábado e domingo, das 13h às 19h. A maior
parte das denúncias foi sobre publicidade enganosa.
O Black Friday é um dia promocional
surgido no varejo dos Estados Unidos nos anos 1990, após o feriado do Dia de
Ação de Graças, como forma de antecipar as compras de natal. A exemplo de
outros países, o varejo brasileiro também passou a utilizar a estratégia de
vendas nos últimos anos. Contudo, os consumidores têm frequentemente se
queixado dos preços apresentados no Black Friday, sob suspeita de publicidade
enganosa.

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