HILTON ARAUJO DE
MELO/
MELO/
Procurador da República em Bacabal
No último dia 20 de março, o Ministério Público
Federal lançou um programa nacional contendo a previsão de 10 medidas voltadas
ao aprimoramento da prevenção e do combate à corrupção.
Federal lançou um programa nacional contendo a previsão de 10 medidas voltadas
ao aprimoramento da prevenção e do combate à corrupção.
A ação do MPF ocorre ainda sob os fortes influxos
da operação Lava-jato e em decorrência de uma profunda e importante reflexão
sobre a qual a sociedade brasileira hoje se coloca – haja vista as
manifestações ocorridas em todo o país no dia 15 de março, onde se cobrou o fim
desse mal que assola toda a nação.
da operação Lava-jato e em decorrência de uma profunda e importante reflexão
sobre a qual a sociedade brasileira hoje se coloca – haja vista as
manifestações ocorridas em todo o país no dia 15 de março, onde se cobrou o fim
desse mal que assola toda a nação.
A relevância do tema é inquestionável e a
oportunidade atual do debate acerca da questão deriva da frustração presente na
população, consistente na percepção de que no Brasil, corrupção não dá cadeia.
oportunidade atual do debate acerca da questão deriva da frustração presente na
população, consistente na percepção de que no Brasil, corrupção não dá cadeia.
Não é tarefa fácil apontar – ou enumerar – todas as
razões que levam a essa quase certeza de impunidade para aquele que, de forma
eventual ou contumaz, suborna, corrompe, frauda ou desvia bens e valores da
Administração Pública no país.
razões que levam a essa quase certeza de impunidade para aquele que, de forma
eventual ou contumaz, suborna, corrompe, frauda ou desvia bens e valores da
Administração Pública no país.
É certo dizer que esse fenômeno não é exclusivo do
Brasil, contudo, aqui, a apropriação privada do público provoca uma soma
inesgotável de prejuízos sociais, distorce o processo eleitoral e mina a
confiança de investidores nacionais e estrangeiros.
Brasil, contudo, aqui, a apropriação privada do público provoca uma soma
inesgotável de prejuízos sociais, distorce o processo eleitoral e mina a
confiança de investidores nacionais e estrangeiros.
O jeitinho, como se convencionou, é
responsável pela aceitação, por parte de alguns, de práticas como o nepotismo,
a utilização de informações privilegiadas e a sonegação de tributos, onde há
sempre o desejo de se levar alguma vantagem – ainda que em detrimento do outro.
responsável pela aceitação, por parte de alguns, de práticas como o nepotismo,
a utilização de informações privilegiadas e a sonegação de tributos, onde há
sempre o desejo de se levar alguma vantagem – ainda que em detrimento do outro.
Entre as medidas relacionadas pelo Ministério
Público Federal, podemos destacar as relevantes sugestões de alterações na
legislação criminal do Brasil, que, como se sabe, é bastante leniente com o
“ladrão de terno”, conhecido por seu colarinho branco imaculado, imune à
jurisdição do Estado.
Público Federal, podemos destacar as relevantes sugestões de alterações na
legislação criminal do Brasil, que, como se sabe, é bastante leniente com o
“ladrão de terno”, conhecido por seu colarinho branco imaculado, imune à
jurisdição do Estado.
Basta lembrar que aqui, diferentemente do que
ocorre em todo o resto do mundo, a legislação penal permite ao condenado
criminalmente permanecer em absoluta liberdade enquanto o seu processo
procrastina perante um Judiciário refém de uma soma inesgotável de recursos –
destituídos de outro sentido que não apenas retardar o fim do processo.
ocorre em todo o resto do mundo, a legislação penal permite ao condenado
criminalmente permanecer em absoluta liberdade enquanto o seu processo
procrastina perante um Judiciário refém de uma soma inesgotável de recursos –
destituídos de outro sentido que não apenas retardar o fim do processo.
Prova maior de que o atual sistema penal parece ter
sido pensado para não funcionar é extraída do instituto conhecido como prescrição
penal, que graças a uma criatividade típica e exclusiva do Brasil, opera de
modo a exonerar brevemente um condenado do dever de sujeitar-se ao cárcere.
sido pensado para não funcionar é extraída do instituto conhecido como prescrição
penal, que graças a uma criatividade típica e exclusiva do Brasil, opera de
modo a exonerar brevemente um condenado do dever de sujeitar-se ao cárcere.
Inúmeras outras disposições legislativas contribuem
para a morosidade do processo criminal, como ocorrem nas citações e
notificações do acusado que se esconde e evita comparecer ao processo, no
refazimento inútil de alguns atos processuais indevidamente anulados e na
rediscussão interminável sobre questões e fatos já decididos.
para a morosidade do processo criminal, como ocorrem nas citações e
notificações do acusado que se esconde e evita comparecer ao processo, no
refazimento inútil de alguns atos processuais indevidamente anulados e na
rediscussão interminável sobre questões e fatos já decididos.
Aliado a isso, temos que a corrupção é considerada
ainda um crime de média gravidade, quando na verdade, ante os enormes prejuízos
que causa, deveria passar a ser considerado um crime hediondo, provocando o
aumento das penas e a redução da concessão de benefícios durante a sua execução,
restringindo assim o deferimento de livramento condicional, da progressão da
pena, e extinguindo a possibilidade de indulto para tais criminosos.
ainda um crime de média gravidade, quando na verdade, ante os enormes prejuízos
que causa, deveria passar a ser considerado um crime hediondo, provocando o
aumento das penas e a redução da concessão de benefícios durante a sua execução,
restringindo assim o deferimento de livramento condicional, da progressão da
pena, e extinguindo a possibilidade de indulto para tais criminosos.
De tanto sofrer no passado, a população brasileira
hoje cobra do poder público maior transparência, celeridade e eficiência no
tratamento da coisa pública, não mais tolerando a ideia de que a corrupção seja
um mal necessário ou incurável.
hoje cobra do poder público maior transparência, celeridade e eficiência no
tratamento da coisa pública, não mais tolerando a ideia de que a corrupção seja
um mal necessário ou incurável.
Como resposta a estes anseios, o Ministério Público
Federal ora apresenta um conjunto mais imediato de mudanças, no firme propósito
de prevenir e combater a corrupção, em todos os graus. Importante frisar que
iniciativas semelhantes foram observadas por relevantes órgãos da República, a
exemplo do Conselho Nacional de Justiça, do Conselho Nacional do Ministério
Público, da Controladoria-Geral da União e do Ministério da Justiça, o que
serve para demonstrar a pertinência e urgência do tema.
Federal ora apresenta um conjunto mais imediato de mudanças, no firme propósito
de prevenir e combater a corrupção, em todos os graus. Importante frisar que
iniciativas semelhantes foram observadas por relevantes órgãos da República, a
exemplo do Conselho Nacional de Justiça, do Conselho Nacional do Ministério
Público, da Controladoria-Geral da União e do Ministério da Justiça, o que
serve para demonstrar a pertinência e urgência do tema.