Prefeitura recebe avaliação positiva do Programa Gespública

A Prefeitura de São Luís, por
meio da Secretaria de Segurança Alimentar (Semsa), recebeu avaliação positiva
do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública),
alcançando 75% de pontuação. Dessa forma, a Semsa se qualifica para concorrer
ao Prêmio de Excelência na Gestão Pública, a ser realizado no segundo semestre
deste ano. A avaliação é resultado de análise feita por técnicos do Gespública
durante visita à Secretaria no início do mês.

“Essa avaliação positiva nos
estimula a trabalhar mais e melhor e reconhece um trabalho pautado na
excelência da gestão para os usuários, conforme prega o prefeito Edivaldo
Holanda Júnior”, declarou a titular da Semsa, Fatima Ribeiro. O Relatório de
Avaliação da Gespública atesta que a condução da Secretaria prioriza a melhoria
da gestão e que há envolvimento do gestor neste processo, que inclui reuniões
periódicas de trabalho, participação do servidor com sugestão de ideias.

Os avaliadores pontuaram ainda a
adequação da estrutura organizacional para as relações interpessoais e a
existência de uma identidade organizacional. O relatório destacou as diversas
parcerias da instituição com outras secretarias municipais a fim de concretizar
resultados. As atividades de capacitação ofertadas aos usuários também foram
citadas no relatório como contribuintes para melhorar o atendimento.

No estímulo aos servidores, o
relatório realçou as capacitações, tanto na própria instituição quanto na
Prefeitura. Os avaliadores ressaltaram como positiva a participação da
instituição em eventos promovidos por outras organizações, ocasião em que as
informações também chegam à sociedade. Em sua conclusão, o documento considera
que “a instituição encontra-se iniciando a transformação gerencial em acordo
com os requisitos estabelecidos no Modelo de Excelência em Gestão Pública”.

O Gespública é um programa de
promoção da gestão pública de excelência e tem como objetivos contribuir para a
qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e o aumento da
competitividade do país. As metas do programa apresentadas durante a
capacitação no Núcleo da Excelência Pública no Maranhão (NEP/MA) servirão de
base para a gestão administrativa, jurídica e de comunicação da Secretaria.

“É preciso ter em mente o que
chamamos de ‘cultivo da excelência’. Exercitar um conjunto de diretrizes,
práticas e atitudes, que, utilizados de forma continuada, garantem bons
resultados para a gestão. Sem padrão, não há hábito e sem hábitos não há
excelência”, explicou a coordenadora de capacitação do NEP/MA, Leidismar
Fernandes Nolasco.

SERVIDORES E GESPÚBLICA

Para potencializar as avaliações
do relatório, técnicos do NEP/MA se reuniram com servidores da Semsa na última
sexta-feira (27), no Polo Josué de Castro, no Vinhais.  Na ocasião, os
servidores receberam orientações para dinamizar a realização de tarefas e
informações sobre as metas do programa de gestão. Também foram discutidas
formas de melhorar o ambiente de trabalho, garantir o bom desempenho
profissional e utilizar, de forma eficaz, as modernas ferramentas de gestão e
mídia.

“Todo o aprendizado e informação
adquirido aqui será de grande reforço para qualificarmos ainda mais nosso
trabalho, o que irá repercutir positivamente no atendimento ao nosso público”,
ressaltou a secretária Fatima Ribeiro.

A servidora Polyana Ribeiro, que
atua no gabinete da Semsa, destacou que as orientações sobre a conduta
cotidiana no ambiente de trabalho serão incorporadas às suas funções. “O relato
foi muito preciso e tocou em modelos de comportamento para os quais, às vezes,
não atentamos. É importante manter a conduta profissional no ambiente de
trabalho e ser proativo”, disse.

Os servidores aproveitaram o
momento para relatar as experiências no ambiente de trabalho e fazer sugestões
para a excelência do serviço público.

 

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