Justiça cobra derrubada de ponte condenada sobre o rio Grajaú

Justiça concedeu Liminar em 2010, até hoje não cumprida pelo Estado do Maranhão

(CCOM-MPMA)

Uma antiga ponte sobre o Rio Grajaú, ligando o município de Vitorino Freire a Altamira do Maranhão e Brejo de Areia continua colocando em risco a vida da população da região. A ponte está em estado de abandono e, de acordo com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Maranhão, há risco iminente de desabamento da estrutura.
A Justiça concedeu a Liminar pedida pelo Ministério Público, determinando que o Estado do Maranhão fizesse a derrubada da estrutura. A decisão, no entanto, foi questionada pelo Estado mas confirmada pelo Tribunal de Justiça, que não concedeu a suspensão da Liminar pedida pelo Estado.

A queda da velha estrutura pode atingir a integridade física das pessoas e até tirar vidas. Além disso, qualquer incidente pode afetar a construção da nova ponte, causando danos ao patrimônio público e deixando milhares de pessoas isoladas, em especial com a chegada do período chuvoso e o consequente aumento no volume do rio Grajaú.

De acordo com o titular da 1ª Promotoria de Justiça de Vitorino Freire, Pablo Bogéa Pereira Santos, o Ministério Público vai solicitar a execução provisória da multa à qual o Estado foi condenado (R$ 5 mil por dia de descumprimento) e reiterar o pedido para que o Estado proceda a imediata derruba da da ponte.
Outro problema, de acordo com o promotor de Justiça, é que as obras da nova ponte ligando os municípios estão acontecendo em ritmo muito lento, com pouquíssimos trabalhadores atuando na construção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *