Câmara: Estudantes serão deputados por uma semana

Parlamento Jovem reúne 77 alunos do ensino médio de todo o País para uma jornada parlamentar em Brasília
Entre segunda (26) e sexta-feira (30) os dias 26 e 30 de setembro, 77 estudantes de escolas públicas e privadas de todos os estados do país vão vivenciar na prática o processo democrático através da experiência de uma jornada parlamentar em Brasília.

Os participantes foram selecionados por assessores legislativos da Câmara a partir de quase mil projetos enviados às secretarias estaduais de educação. Jovens de 16 a 22 anos matriculados no 2º e 3º anos de instituições de ensino médio puderam participar.

Projetos na área de Educação foram o destaque, com mais de metade das propostas, em meio a temas como economia, saúde, segurança pública, meio ambiente, esporte, cultura e outros. As proposições sugerem desde a inclusão de disciplinas nas grades curriculares das escolas públicas à adoção de energias renováveis e práticas sustentáveis, por exemplo.

Coordenadora do Parlamento Jovem na Secretaria de Educação da Bahia desde 2009, Lara Carneiro acredita que a iniciativa auxilia a formação dos estudantes.   “Um programa como esse nas escolas é muito importante para disseminar o conhecimento em política e áreas relacionadas entre os jovens. A experiência de vida e a bagagem cultural que eles adquirem é visível, um divisor de águas para os que têm a oportunidade de participar. Ajuda muito também na escolha profissional, seja ela ligada ou não à política”.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *