SSP: Nota de utilidade pública

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) vem a público informar à sociedade, de acordo com a Instrução Normativa elaborada pela Delegacia Geral de Polícia Civil, considerando o artigo 5º, XXXIV, alínea ‘b’, da Carta da República, que assegura a todos, o direito a obtenção de certidões em repartições públicas para defesa de direitos e a garantia de ter o registro dos fatos e circunstâncias apresentados nas unidades policiais, entre outras considerações, que:

Todas as Delegacias de Polícia Civil da capital e do interior, assegurem aos cidadãos o direito de efetivar o registro ou boletim de ocorrências dos fatos noticiados, com a expedição da respectiva certidão e/ou boletim informatizado.

De acordo com o Delegado Geral, Nordman Ribeiro, todas as unidades policiais tem o dever de registrar as ocorrências inclusive no período de greve pelos Delegados de Polícia Civil. “Todas as Delegacias tem a obrigatoriedade de realizar o registro”, disse.

Em casos de recusa da lavratura do B.O., o cidadão pode comunicar o fato à Delegacia Geral, situada na Secretaria de Segurança Pública, Avenida dos Franceses, S/Nº, Vila Palmeira, ou entrar em contato pelo telefone (3214-3717) que será averiguado. E, caso seja comprovada omissão por parte dos servidores, serão tomadas às providências cabíveis.

A Secretaria de Segurança Pública, informa ainda, que disponibiliza ao cidadão, a Delegacia On line (www.delegaciaonline.ma.gov.br) para registrar pequenas ocorrências como perda, extravio ou furto de documentos, de aparelhos eletroeletrônicos, como celulares e notebooks, além denúncias de pessoas desaparecidas e identificação de procurados e foragidos da Justiça.

Comentário: Parabéns ao secretário Aluisio Mendes, por esta iniciativa. Pois, como foi noticiado por este blog, vários cidadãos que procuram o plantão central da RFFSA, para registrar BO, são informados que esse serviço agora é feito só on-line. Ora, aqui no Maranhão muitos não têm dinheiro nem para as necessidades básicas, quanto mais a terem acesso à internet. BO pela internet é privilégio de poucos. É bom que a (SSP), repasse essa nota aos seus servidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *