Banco Central muda regras do cartão de crédito

Começam a valer no dia 1º de junho as novas regras para cartões de crédito. Empresas ficam oficialmente proibidas de oferecer cartões sem que os clientes tenham requisitado. Fica também permitida a cobrança de somente 5 tarifas e só duas classes básicas de cartões podem ser oferecidas aos clientes (cartão básico e cartão diferenciado).
A notícia foi dada pelo presidente do Banco Central Alexandre Tombini. Segundo ele, eram crescentes as reclamações de usuários contra as empresas de cartões de crédito. Por isso, foi necessário “aperfeiçoar” o relacionamento. “Esse ambiente representava potencial risco operacional e reputacional”, disse.
O valor mínimo a ser pago todos os meses não poderá ser inferior a 15% do total da fatura do cartão de crédito. Esse percentual sobe para 20% a partir de dezembro de 2011. O Banco Central deve continuar acompanhando o desenvolvimento do mercado de cartão de crédito e débito e poderá, sempre que necessário, adotar novas medidas se necessário.
Atualmente o banco cobra por 80 tarifas diferentes. O CMN pretende mudar esse quadro, limitando para cinco o número de tarifas que podem ser cobradas dos clientes de cartões de crédito: anuidade; emissão de 2ª via do cartão; retirada em espécie na função saque; no uso do cartão para pagamento de contas; e no caso de pedido de avaliação emergencial do limite de crédito.
Essa limitação no número de tarifas passa a valer para os cartões emitidos a partir de 1º de junho de 2011. Para quem já tem cartão de crédito ou adquirir um até 31 de maio deste ano, as cinco tarifas valem a partir de 1º de junho de 2012.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *