Salário Mínimo será de R$ 545



O Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto de lei do governo federal que fixa o valor do salário mínimo em 545 reais. A votação ocorreu exatamente uma semana após a sessão em que a Câmara dos Deputados  aprovou a mesma proposta com folga. Agora, o texto segue para a sanção da presidente Dilma Rousseff. O próximo passo do Executivo é propor, por meio de medida provisória, a correção da tabela do Imposto de Renda (IR) para pessoa física em 4,5%. 



Assim como ocorreu na Câmara, os senadores rejeitaram as propostas apresentadas pelo DEM e PSDB para aumento de 560 reais e 600 reais, respectivamente. A primeira proposta a cair foi a dos tucanos: foram 55 votos contrários, 17 a favor e 5 abstenções. A do DEM foi rejeitada com 54 votos a favor, 19 contra e 4 abstenções. Os parlamentares também derrubaram uma emenda apresentada pelos tucanos que questionava a possibilidade de o Executivo reajustar o mínimo por decreto entre 2012 e 2015.

O texto-base do projeto já havia sido aprovado em votação simbólica. Desta maneira, a fórmula atual de cálculo do mínimo fica prorrogada até 2015. O cálculo leva em conta a inflação do ano anterior e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.

























Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *